Apesar de reunir 1,6 mil churrasqueiros, Paleta Atlântida não entra para o livro dos recordes

06/02/2023

O Paleta Atlântida não alcançou a marca de maior churrasco do mundo, segundo as regras do Guinness World. Apesar de reunir cerca de 1,6 mil churrasqueiros, o evento não entrará para o livro dos recordes neste ano.

O anúncio foi às 16h30min deste sábado (28), no palco principal do evento, quando foi confirmada a desclassificação de 175 assadores. Conforme critérios de avaliação, o número de pessoas desconsideradas não pode ultrapassar 10% do total.

É um número muito alto e, a nível mundial, toda a tentativa fica desclassificada — explica a avaliadora do Guinness, a colombiana Natália Ramirez.

Para concorrer na disputa, era necessário ter espaços com entrada e saída definidos, com acesso organizado. A organização escolheu um desses espaços, chamado de "bolsão", com 1,6 mil churrasqueiros e indicou para análise da especialista. A atitude de uma parcela dos assadores, identificados por pulseiras, definiu o resultado final.

Notamos que alguns abandonaram a área, não participaram efetivamente do churrasco nos cinco minutos, soltaram o espeto, levantaram e saíram — exemplifica a examinadora.

A contagem leva em conta o total de pessoas preparando o churrasco simultaneamente, durante cinco minutos. Ainda que não oficializado, Natália admite que o número, sem levar em conta esses critérios, é superior ao de 914 pessoas assando carne simultaneamente no Canadá, registrado em setembro de 2022:

— Não quer dizer que não superaram o número, porque realmente tinha um número muito superior. Mas por motivos técnicos mesmo, não conseguimos fazer a titulação.

Se desconsiderada a organização em bolsões, foram distribuídas 4,5 mil pulseiras. Felipe Melnick, idealizador do encontro, defende que o número precisa ser levado em conta.

Não foi o maior churrasco do Guinness, mas o maior churrasco já visto — comemorou.

Melnick disse que, em 2024, a meta será novamente buscada.

— Tivemos vários méritos, mas também falhas a serem corrigidas. Tivemos ainda furtos dos cabos dos geradores e de parte da estrutura, o que também nos atrapalhou — complementa.

Apesar de não levar o título oficialmente, os fogos de artifício foram executados. O prefeito da cidade, Celso Bassani, e o vice-governador do RS, Gabriel Souza, participaram do Paleta Atlântida.

De alpargata e boina, Léo, o Gauchão de Apartamento, lançou um novo desafio. Antes de colocar o plano em prático, viu-se derrubado pela tecnologia.

— Tentei fazer o maior churrasco de airfryer do mundo, com três quilômetros da fritadeira sem óleo, mas não achei tomada pra isso — brincou o humorista.

O auge da movimentação foi, como não poderia ser diferente, no horário do almoço. Em certos momentos, ficou difícil caminhar entre as barracas dos veranistas e os palcos da churrascada, mas a animação dos participantes era maior que o ligeiro desconforto da lotação.

Fonte: RBS- Gaúcha-ZH

Julio Prusch

Fique por dentro!

Não perca! Preencha seus dados para receber ofertas exclusivas, notícias e atualizações via e-mail.

Entre em contato comigo

Por favor, preencha seus dados que entrarei em contato com você em breve. Seja um dos primeiros a conhecer notícias, informações e conselhos de projetos exclusivos no mercado imobiliário no Litoral gaúcho.

Rua Tapes, 1211
Ideal, Novo Hamburgo - RS